terça-feira, 25 de maio de 2010

GRUPOS CULTURAIS DE JANDUÍS SE APRESENTAM NO PALCO GIRATÓRIO DO SESC NACIONAL


Três grupos de teatro de rua de Janduís foram atração, no último sábado, do Palco Giratório do SESC, em Caicó. No evento de cunho cultural, Balai de Artes, Ciranduís, Filhos do Sol, juntamente com o caicoense Cacimba, foram avaliados pela curadoria formada por representantes do SESC Estadual, Fundação José Augusto e Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A Prefeitura de Janduís, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, garantiu o transporte dos grupos até a cidade de Caicó, além de apoio para a confecção de figurinos e instrumentos necessários para a realização dos espetáculos.

O público, formado por alunos do SESC Seridó, acompanhou as apresentações. O prefeito Salomão Gurgel e a primeira-dama de Janduís Nina Barinova prestigiram a participação dos grupos de Janduís no Palco Giratório do SESC Nacional.

O grupo Cacimba de Caicó apresentou a peça "Zé Vagão da Roda Fina e sua Mãe Leopoldina". Logo a seguir, três grupos de teatro de rua de Janduís tiveram a oportunidade de mostrar sua criatividade artística em peças de temas variados.

Ciranduís veio com a peça "O Fuxiqueiro", de autoria do artista popular Lindemberg Bezerra. Com dinâmica e muita interação com o público, os artistas mostraram sua desenvoltura com a comédia arrancando gargalhadas da platéia. A pantomima gestual, aliada aos dizeres típicos do sertão nordestino, deu o diferencial de uma peça que conseguiu chamar a atenção com o desenvolvimento ágil de sua narrativa.

Balai de Artes trouxe "A Menina Enterrada Viva", inspirada em conto de Câmara Cascudo, com direção da artista Ana Célia de Lima. Mais uma vez a comédia farsesca deu o tom de um espetáculo de cunho temático em favor da defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. A peça, que se apresentou pela quarta vez em terras caicoenses, construiu um diálogo direto com o público que, além de já conhecer as figuras folclóricas mostradas na peça, interagiu diretamente com as várias situações apresentadas estabelecendo um vínculo direto entre ficção e realidade.

Filhos do Sol fechou a apresentação com a estréia do drama "Retratos", direção de Daniel Vieira. Inspirado na crônica "O Trabalho é a Lei da Vida" a peça demonstrou proximidade com o cinema de Chaplin aliado a um quê de engajamento social. Com uma narrativa envolvente, que provocou uma atenção maior por parte da platéia e um texto questionador a peça fechou a noite de apresentações com um ar reflexivo sobre a própria condição do homem.

A participação no Palco Giratório do SESC Nacional abriu novas portas para a cultura de Janduís que consegue se estabelecer no cenário artístico estadual. O apoio da Prefeitura de Janduís vem sendo fundamental nessa trajetória, galgando espaços para que os artistas possam mostrar o seu talento, e consolidando uma política cultural sólida de apoio e engrandecimento da arte popular janduiense.

FONTE:http://janduisonline.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário