domingo, 23 de maio de 2010

EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA.


Associação Santa Teresinha realiza reunião na Escola Antonia Eurli de Brito
No ultimo dia 26 de março aconteceu na comunidade de Permissão à reunião para apresentação do Projeto de Educação Contextualizada que será implementada na Escola Antonia Eurli de Brito. Esteve presente Ana Almeida da RESAB (Rede de Educação para o Semiarido Brasileiro), Ana Célia de Lima e Ivaneide Gurgel, Coordenadoras Interinas do PDA Carnaúba, Antonio Cácio, Secretario Municipal de Educação, além de toda comunidade escolar – pais, professores, alunos, funcionários e gestores da Escola e parceiros locais: Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Centro Padre Pedro Neefs.
A proposta da Educação Contextualizada na Escola Eurli de Brito busca educar as crianças e adolescentes da comunidade de Permissão de forma contextualizada, respeitando as vivências locais e regionais, tornando-se um desafio constante para professores e estudantes. Entre as dificuldades enfrentadas na escola, tem-se a falta de investimento na estrutura física, a melhoria na formação continuada de professores e gestores do ensino, a adaptação dos currículos das escolas a realidade da região e a renovação dos materiais didáticos trabalhados.
A Educação contextualizada concebe o semiárido como tema indispensável nas salas de aula, através do enfoque na convivência sustentável dos educadores e educandos com o meio em que vivem. A região é abordada em suas características peculiares, especificidades e diferenças e buscam-se alternativas, ações viáveis, para a permanência das pessoas na região; e, não, o seu abandono.
Como atividades que serão desenvolvidas neste ano terão a realização de 08 oficinas, entre elas, uma para mudança do currículo escolar e uma para produção de material didático. Ainda neste primeiro semestre acontecerá um intercambio para que a comunidade escolar possa conhecer uma experiência que já vem sendo desenvolvida e com êxito.
Esterson Silva
Coord. Desenvolvimento Agropécuario
Ass. Santa Teresinha
Con. Visão Mundial - Pda Caranaúba

Nenhum comentário:

Postar um comentário