quarta-feira, 23 de março de 2011

Programação do 'Acampamento Junventude Viva'


Data: 26 de Março de 2011
LOCAL:SANTUÁRIO DO LIMA/PATÚ-RN

1. Caminhada;
2. Café;
3. Momento Devocional;
4. Dinâmica de Apresentação;
5. Roda de Conversa (Acordos Coletivos):
* Grupo de animação;
* Mistica;
* Grupo de Sistematização e Registro;
6. Inicio da Oficina;
7. Almoço;
8. Conclusão da Oficina/Debate;
9. Encaminhamentos;
10. Tarefa para Casa( Fazer uma pesquisa das Políticas para a juventude;
11. Momento Cultural( Apresentações Culturais, Jogos, Brincadeiras e Musica).

22 de Março Dia Mundial da Água



O dia munndial da Água foi criado pela ONU(organização das Nações Unidas) no dia 22 de Março de 1992.O dia 22 de março,de cada ano,é destinado a discurssão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.


Mas porque a ONU se preocupou com a Água se sabemos que dois terço do planeta terra é formado por este procioso liquido? A razão é que a pouca quantidade,cerca de 0,008%,do total da Água do nosso planeta terra é potavel(propia para o consumo)e como sabemos,grade parte das fontes desta Água(rios,lagos e represas)esta sendo contaminada,poluida e degradada pela ação predatoria do homem. Esta situação é preocupante,pois podera faltar,no futuro próximo,água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso,foi instituido o dia mundial da água,cujo o objetivo principal é criar um momento de reflexão,análise,conscientização e elaboração de medidas pratica para resolver tal problema.


No dia 22 de março de 1992,a ONU também divulgou um importante documento:A "Declaração Universal dos Direitos da Água". Este texto aprezenta uma série de medidas,sugestões e irnformações que servem para despertar a consciencia ecologica da população e dos governantes para a questão da água.


Mas como devemos comemorar esta importante data?não só neste dia,mas também nos outros 364 dias do ano,Precisamos tomar atitude em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam:não jogar lixo nos rios e lagos;economizar água nas atividades cotidianas(banhos,escovaçao de dentes,lavagem de louças e etc);reutilizar água em diversas situcões;respeitar as regiões de manaciais e divulgar idéias ecologicas para amigos.parentes e outras pessoas.

LEIA MAIS NO SITE:www.suapesquisa.com

sexta-feira, 18 de março de 2011

Alunos do Grupo de Serigrafia e Informarte Farão Capacitação em Web Designer




Tem inicio às 8 horas da manhã desse sábado (19) a capacitação em Web Designer dos alunos do Grupo de Serigrafia e Informarte do PDA Carnaúba, a capacitação será promovida pela Associação Santa Teresinha e PDA Carnaúbas, com duração de dois dias.
As aulas serão na escola de inclusão digital de Janduís.

Por Romário Dantas

quinta-feira, 17 de março de 2011

História da Maria da Penha




A Lei que protege as mulheres contra a violência recebeu o nome de Maria da Penha em homenagem à farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes. Com muita dedicação e senso de justiça, ela mostrou para a sociedade a importância de se proteger a mulher da violência sofrida no ambiente mais inesperado, seu próprio lar, e advinda do alvo menos previsto, seu companheiro, marido ou namorado.
Em 1983, Maria da Penha recebeu um tiro de seu marido, Marco Antônio Heredia Viveiros, professor universitário, enquanto dormia. Como seqüela, perdeu os movimentos das pernas e se viu presa em uma cadeira de rodas. Seu marido tentou acobertar o crime, afirmando que o disparo havia sido cometido por um ladrão.
Após um longo período no hospital, a farmacêutica retornou para casa, onde mais sofrimento lhe aguardava. Seu marido a manteve presa dentro de casa, iniciando-se uma série de agressões. Por fim, uma nova tentativa de assassinato, desta vez por eletrocução que a levou a buscar ajuda da família. Com uma autorização judicial, conseguiu deixar a casa em companhia das três filhas. Maria da Penha ficou paraplégica.
No ano seguinte, em 1984, Maria da Penha iniciou uma longa jornada em busca de justiça e segurança. Sete anos depois, seu marido foi a júri, sendo condenado a 15 anos de prisão. A defesa apelou da sentença e, no ano seguinte, a condenação foi anulada. Um novo julgamento foi realizado em 1996 e uma condenação de 10 anos foi-lhe aplicada. Porém, o marido de Maria da Penha apenas ficou preso por dois anos, em regime fechado.
Em razão deste fato, o Centro pela Justiça pelo Direito Internacional (CEJIL) e o Comitê Latino-Americano de Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM), juntamente com a vítima Maria da Penha, formalizaram uma denúncia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), Órgão Internacional responsável pelo arquivamento de comunicações decorrentes de violação de acordos internacionais.

Leia mais no site:http://www.mariadapenha.org.br