terça-feira, 27 de julho de 2010

ASSOCIAÇÃO SANTA TERESINHA REALIZA PROJETO SABERES E SABORES


A Associação Santa Teresinha está desenvolvendo, através do PDA Carnaúba, com o apoio da Visão Mundial e em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social o projeto Saberes e Sabores do semi-árido brasileiro para a promoção do desenvolvimento infantil.O Projeto é executado pelo PDA Carnaúba nos municípios de Janduis e Messias Targino e é desenvolvido em outros municípios com parcerias de outros PDA’s como PDA Novo Sertão em Patu e Almino Afonso e PDA Estrela da Manhã em Catolé do Rocha/PB.A sua metodologia consiste na capacitação de agentes multiplicadores formados por profissionais das áreas de saúde e de educação que se tornam facilitadores de oficinas lúdico-pedagógicas com crianças, gestantes, mães, pais e merendeiras escolares.

FONTE: http://janduisonline.blogspot.com/

quarta-feira, 21 de julho de 2010

ATIVIDADES DE ARTES PLÁSTICAS IRÃO EXPOR TRABALHOS INSPIRADOS NAS OBRAS DE TARSILA DO AMARAL.






A III Mostra de Cultura do PDA Carnaúba terá varias novidades para 2010, continuando a tradição do belo evento cultural, a atividade de Artes Plásticas trás como tema principal, contar as histórias das festas populares do município de Janduís e os principais pontos históricos e turísticos da cidade de Messias Targino.
Todo trabalho artístico (Modernismo) será baseado nas obras da grande artista Tarsila do Amaral.
Durante a preparação e construção da grande exposição, o educador Carlinhos silva estará levando para os seus alunos a biografia dessa grande artista Brasileira, além de trabalhar os conhecimentos históricos e populares dos municípios atendidos pelo mesmo, da mesma maneira em que trabalha o Modernismo, movimento desencadeado no Brasil na década de 1920.
Em breve a confirmação das datas do evento. AGUARDEM!!!


segunda-feira, 19 de julho de 2010

POESIA: Balai de Artes


Em Janduís o clima é quente,
Por isso às vezes dizemos
Que somos FILHOS DO SOL,
E pra viver por aqui tem que ter RITMO’S,
Às vezes penso que nosso povo é
BRINCANTES DO SERTÃO, pra ter tanta
Disposição pra trabalhar com honestidade
E ter tempo de sobra pra fazer arte,
Aqui o povo faz de tudo: pinta, borda, joga vôlei, futebol,
Faz teatro, dança e muito mais,
Janduís, terra abençoada por ter
Esse BALAI DE ARTES.

(Carlinhos Silva)



quarta-feira, 14 de julho de 2010

Grupo Cultural Balai de Artes encena espetáculo de incentivo a alimentação saudável.




Durante o mês de julho o Balai de Artes terá um agenda cheia, pois iniciaram as apresentações do texto "A BATALHA DE JOÃO CENOURINHA CONTRA MARIA HAMBURGUINA" de autoria de Célia Lima e colaboração de Cecilia Meirellys. O espetáculo encena a defesa de uma alimentação saudável e combate a desnutrição infantil, a temática faz parte de um projeto de atuação do PDA CARNAÚBA, que vem desenvolvendo este trabalho nas comunidades de sua atuação.E no entanto o Balai de Artes foi contratado para transformar o tema em uma peça teatral para ser apresentada durante as oficinas ministradas nas areas de atuação do projeto. O espetáculo "A BATALHA DE JOÃO CENOURINHA CONTRA MARIA HAMBURGUINA", retrata de forma divertida e dinâmica a luta da alimentação saúdavel contra a má alimentação, o público alvo é bem variado vai desde merendeiras das escolas públicas, gestantes e em especial as crianças. SEGUE ABAIXO A AGENDA DE APRESENTAÇÕES NO MÊS DE JULHO:




DIA 13 - COMUNIDADE DE RETIRO - JANDUÍS,RN


DIA 14- CATOLÉ DO ROCHA - PB


DIA 15 -JANDUÍS /AÇÃO SOCIAL


DIA 20 JANDUÍS / CENTRO DE SAÚDE


DIA 21- PATÚ E ALMINO AFONSO -RN


DIA 22 COMUNIDADE DE PERMISSÃO JANDUÍS -RN


DIA 23 PATÚ E ALMINOAFONSO - RN


DIA 26 CRECHE TIA ALICE /JANDUÍS RN


DIA 27 COMUNIDADE DE PERMISSÃO/JANDUIS RN


DIA 28 CRECHE TIA ALICE /JANDUIS -RN


terça-feira, 13 de julho de 2010

ENCANTO MPB JÁ REVELA PRIMEIROS TALENTOS


Novos talentos do cenário musical de Janduís já estão sendo formados através do projeto Encanto MPB na Praça. Entre as várias revelações, a jovem Cindy Danielly é uma das que vem chamando a atenção.
No último final de semana, a artista interpretou, entre outras canções, "Garganta" de Ana Carolina, arrancando aplausos dos seus colegas.
O projeto é realizado aos sábados e domingos no período da manhã, na Praça Santa Teresinha, e tem monitoria do cantor e compositor Marcos Lima.
O projeto “Encanto MPB na Praça” está sendo viabilizado com recursos do Governo Federal, através do programa Microprojetos Mais Cultura, do Ministério da Cultura com investimentos da ordem de R$ 12.925,00 que estão sendo aplicados na compra de equipamentos de som, projetores, violões e material pedagógico para as oficinas.
São parceiros culturais do projeto Encanto MPB na Praça: Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Instituto Nordeste Cidadania (INEC), Microprojetos Mais Cultura, Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), Banco do Nordeste do Brasil, Ministério da Cultura e Governo Federal e conta com a colaboração da Prefeitura de Janduís, Igreja de Santa Teresinha e sonorização de Carlos Som.


segunda-feira, 12 de julho de 2010

FESTA DE SÃO BENTO ENCERROU ONTEM À NOITE COM APRESENTAÇÃO DA FILARMÔNICA 12 DE JUNHO.


As festividades da capela de São Bento tiveram seu encerramento na noite de ontem (11/07) com apresentação da filarmônica 12 de junho.

Por voltas das 18:00hs, aconteceu a procissão de encerramento e em seguida a celebração eucarística, celebrada pelo Pe. JOSÉ EGITO FREIRE, em seguida aconteceu às apresentações da noite.

Nosso cantor e compositor Marcos Lima fechou com chave de ouro, com as participações especiais dos jovens talentos de nossa cidade, Jesus e Cindy que contribuíram com boas musicas da MPB.

Para próximo ano esperamos uma festa muito maior.

Que Venha 2011!!
(Romário Dantas)

EQUIPE DE ARTE E EDUCAÇÃO DO PDA CARNAÚBA ENTRA DE FÉRIAS

Imagem da internet




Aproveitando as férias escolares, a direção da Associação Santa Teresinha e PDA Carnaúba também viram a necessidade de dá férias para a equipe de Arte e Educação, tendo em vista que os mesmos não tiraram férias ainda esse ano por motivos de decisões internas.


O período de recesso será de 12 á 26 de julho, nesse período ficam suspensas só as atividades de educação, enquanto todas as outras áreas do projeto funcionam normalmente.

domingo, 11 de julho de 2010

Segunda Noite de Festa na Capela de São Bento Atrai um Numero bem Elevado de Pessoas.


A segunda noite de festa na capela de São Bento teve um numero bem elevado de pessoas, o local onde estava acontecendo os festejos ficou completamente lotado.

Na primeira noite caiu uma pequena chuva, assim deixando os janduienses mais caseiros.

Nesta sábado em Janduís estava um tempo bom, favorável para que a festa de São Bento tivesse um bom numero de pessoas prestigiando o evento.

Na noite de ontem aconteceu à celebração eucarística, celebrada pelo padre Tarcisio Pereira de Paiva. A noite de ontem foi dedicada aos filhos ausentes, setor de saúde, associações, sindicatos e funcionários públicos.

As 23h30min. Aconteceu o Leilão de São Bento, entre um intervalo e outra uma boa música para animar nosso publico.

Confira a programação para Hoje à noite da Festa de São Bento 2010:

Domingo – 11/07DIA DE SÃO BENTO09:00hs – 1ª EUCARISTIA DAS CRIANÇAS18:00hs – PROCISSÃO NO BAIRRO DO CONJUNTO SÃO BENTO19:30hs – CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA SOLENEPRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO: PE. JOSÉ EGITO FREIRE, SCJHOMENAGEADOS: CASAIS, MORADORES DO CONJUNTO SÃO BENTO E TODOS OS DEVOTOS DE SÃO BENTO.20:30hs – APRESENTAÇÃO DA FILARMÔNICA 12 DE JUNHO DA CIDADE DE JANDUÍS.

(Romário Dantas)

sábado, 10 de julho de 2010

Procissão Pelas Ruas de Janduís Abre Festividades de São Bento 2010



A procissão e hasteamento da bandeira abriram na noite de ontem as festividades da capela de São Bento 2010.


A procissão saiu da igreja de Santa Teresinha, seguiu pelas principais ruas da nossa cidade até chegar à capela de São Bento, localizada no bairro de mesmo nome.


A filarmônica 12 de junho apresentou-se novamente deixando nós Janduienses Alegres em ver nossa terrinha cheia de artistas.

Em seguida foi à vez dos meninos do PETI, com voz e Violão.

A Ciranduis encerrou as apresentações da noite.

Depois teve um bom forró pé de serra com Forró do Queijo.

Ontem ainda a prefeitura municipal de Janduís entregou várias obras no bairro São Bento, Calçamentos e duas praças uma por frente à igreja e a outra por trás.

Confira a programação de Hoje à noite para festa de São Bento:


Sábado –10/0719h30minh – CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICAPRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO: PE. TARCÍSIO PEREIRA DE PAIVA, SCJHOMENAGEADOS: FILHOS AUSENTES, SETOR DE SAÚDE, ASSOCIAÇÕES, SINDICATOS E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS. 20h30minh – LEILÃO DE SÃO BENTO.

(Romário Dantas)




quinta-feira, 8 de julho de 2010

FESTA DE SÃO BENTO 2010

Foto:Janduís turismo
CONVITE:

“Nisto reconhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros(Jo 13,35).

É no espírito de partilha, comunhão e serviço a Deus, a igreja e ao próximo, que temos a alegria emanada da fé de convidá-lo(a) com toda a sua família para participar da Festa de São Bento-2010. A sua presença, participação e fé viva nos indicará que estamos na busca Permanente por Comunhão e Paz.



PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA



Sexta-feira 09/07



ABERTURA



18:00H- PROCISSÃO E HASTEAMENTO DA BANDEIRA – SAINDO DA IGREJA DE SANTA TERESINHA19:30H- CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICAPRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO: PE. JOSÉ EGITO FREIRE, SCJHOMENAGEADOS: CRIANÇAS, EDUCAÇÃO, JUVENTUDE, ARTISTAS E IDOSOS.


20:30H – APRESENTAÇÃO DA FILARMÔNICA 12 DE JUNHO, DA CIDADE DE JANDUÍS.



Sábado –10/07


19:30H – CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICAPRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO: PE. TARCÍSIO PEREIRA DE PAIVA, SCJHOMENAGEADOS: FILHOS AUSENTES, SETOR DE SAÚDE, ASSOCIAÇÕES, SINDICATOS E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS.


20:30H – LEILÃO DE SÃO BENTO.



Domingo – 11/07



DIA DE SÃO BENTO



09:00h – 1ª EUCARISTIA DAS CRIANÇAS


18:00H – PROCISSÃO NO BAIRRO DO CONJUNTO SÃO BENTO


19:30H – CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA SOLENE


PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO: PE. JOSÉ EGITO FREIRE, SCJ


HOMENAGEADOS: CASAIS, MORADORES DO CONJUNTO SÃO BENTO E TODOS OS DEVOTOS DE SÃO BENTO.


20:30H – APRESENTAÇÃO DA FILARMÔNICA 12 DE JUNHO DA CIDADE DE JANDUÍS.



PROGRAMAÇÃO SOCIAL



SABÁDO, DIA 10: LEILÃO DE SÃO BENTO, COM MÚSICA AO VIVO NOS INTERVALOSTODAS AS NOITES: PALCO, COM APRESENTAÇÕES CULTURAIS, SHOW MPB AO VIVO, APRESENTAÇÕES DE GRUPOS DE DANÇA E DE TEATRO. BARRACA “DELÍCIAS DA TERRA” E BAR.



AGRADECIMENTOS:

Pe. Tarcísio Pereira de Paiva.

Pe. José Egito Freire.

Comissão da Festa.

terça-feira, 6 de julho de 2010

PROJETO CULTURAL LEVA MPB PARA AS PRAÇAS DE JANDUÍS


Um projeto cultural, realizado pela Companhia de Artes Filhos do Sol, está levando música popular brasileira para as praças públicas do município de Janduís. Além de boa música, o projeto “Encanto MPB na Praça” está capacitando 25 jovens janduienses com oficina de voz e violão, ministrada pelo cantor e compositor Marcos Lima.De acordo com a equipe dos Filhos do Sol, o Encanto MPB tem como finalidade revitalizar e fortalecer as várias expressões da cultura local, vinculada ao desenvolvimento social e humano da juventude janduiense.De acordo com o artista popular Daniel Vieira, coordenador da companhia, a meta é aprimorar, criar e fomentar habilidades musicais existentes no município de Janduís e contribuir, dessa forma, para que os jovens despertem interesse pela MPB, priorizando, sobretudo, aqueles em situação de risco.O Encanto MPB vai funcionar de forma itinerante levando aos bairros de Janduís os diversos estilos da música popular do Brasil. O curso terá uma duração de cinco meses e carga horária de 76 horas dentro de 38 aulas e serão realizadas em praça pública com estandes montados ao ar livre.Ao término do projeto será realizada uma mostra cultural com os resultados alcançados, envolvendo alunos e toda a comunidade janduiense.Outra iniciativa do projeto Encanto MPB na Praça é a realização do programa “Anoitecer Cultural” que, além de levar música brasileira para as praças de Janduís, dará oportunidade para os alunos da oficina de música mostrarem todo o seu talento para a comunidade.O projeto “Encanto MPB na Praça” está sendo viabilizado com recursos do Governo Federal, através do programa Microprojetos Mais Cultura, do Ministério da Cultura com investimentos da ordem de R$ 12.925,00 que estão sendo aplicados na compra de equipamentos de som, projetores, violões e material pedagógico para as oficinas.São parceiros culturais do projeto Encanto MPB na Praça: Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Instituto Nordeste Cidadania (INEC), Microprojetos Mais Cultura, Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), Banco do Nordeste do Brasil, Ministério da Cultura e Governo Federal e conta com a colaboração da Prefeitura de Janduís, Igreja de Santa Teresinha e sonorização de Carlos Som.

domingo, 4 de julho de 2010

CANTEIRO DAS ARTES REALIZA MAIOR ARRAIÁ DE RUA EM JANDUÍS

O canteiro das artes realizou ontem à noite o maior arraiá de Rua de Janduís, com um número de visitantes muito acima do esperado, o canteiro entra em primeiro lugar em melhor arraiá de rua.

A organização das barracas foi o que chamou mais atenção, tudo muito bem organizado e com uma grande variedade de comidas típicas.

As quadrilhas matutas ficaram em duas etapas:

As Crianças abriram a noite e em seguida foi à vez dos adultos que encerraram a noite no gostinho de quero mais.

Em seguida foi à vez de Márcio Show, que animou o publico até meia noite.


Em 2011 a festa será muito maior!!!
(Romário Dantas)

Canteiro das Artes é Ornamentado para Receber sua Segunda Edição do Arraiá do Canteiro das Artes.

Fotos: Carlinhos Silva


Na manhã de ontem (03) começou todos os preparativos para a segunda edição do Arraia da Rua Canuto Gurgel, desde cedo os moradores começaram a preparar o local onde acontecerá os festejos.
Nessa segunda edição as expectativas são maiores, esperamos um numero bem maior do que no ano passado.
um bom forrozinho pé de serra.


Animação ficará por conta de Márcio Show.
Venha Conferir e fazer parte desta belíssima festa!!


Patrocinadores do Segundo Arraia do Canteiro das Artes.
Prefeitura Municipal de Janduís
Secretaria Municipal de Meio-Ambiente, Urbanismo e Turismo.


Realização:
Moradores da Rua Canuto Gurgel.
FONTE:http://ocarinhadanet.blogspot.com/