domingo, 15 de novembro de 2009

PROJETO DE PATROCíNIO VISITA CRIANÇAS E FAMíLIAS ATENDIDAS PELO PDA CARNAÚBA.


A equipe de patrocínio do PDA Carnaúba durante todo ano de 2009, realizou diversas visitas domiciliares e escolares nos municípios de Messias Targino, Janduís e Campo Grande (Zonas Rurais e Urbanas), para fazer o acompanhamento e monitoramento das crianças e adolescentes inscritas no sistema de patrocínio do PDA Carnaúba, a través de Cartas enviadas pelos patrocinadores das crianças, relatórios anuais como também semestral entre outras atividades; mas queremos destacar o cartão de natal onde as crianças e adolescentes neste mês de novembro confeccionam para seu patrocinador como um gesto de gratidão ou afeto que eles venham ter. Queremos ainda destacar a importância das crianças neste setor, pois através delas e das famílias é que juntos comunidade e projeto poderemos lutar por uma comunidade, onde cada cidadão possa exercer sua cidadania. Agradecemos a todos e todas que contribuem direta ou indiretamente para que este trabalho seja bem desenvolvido.
Equipe de Patrocínio
Ana Katariny, Cristiane Paula, Darineide Regis, Damiana, Emanuelly Gracielly, Márcia Roceane, Hyldson Lennon e Suzana Araújo.

DESENVOLVIMENTO RURAL E AGROECOLOGIA


A feira Agroecologica comemorou no dia 30 de Outubro três anos de existência, no dia 09 de novembro tivemos uma programação de comemoração na própria feira, que deu inicio as 09:00 horas contamos com a participação do cantor Marcos Lima e Alexandro que animarão a comemoração,na oportunidade estavam presentes as entidade que anima o grupo da feira como Associação santa Terezinha/PDA Carnaúba,Sindicado Rural de Janduis,Centro Padre Pedro,Secretária de Agricultura,Câmara de vereadores,Emater,no memento tivemos um belo discurso da feirante Maria Jose que falou da importância dos produtos agroecologicos e seu beneficio e de como a mesma se sentia feliz em participar da feira, pois participa dês da sua fundação e fez um agradecimento a todos que acompanha o grupo em nome de todos os feirantes. Encerramos a programação com um almoço na sede da Associação Santa Terezinha com todo o grupo dos feirantes e parcerias.

Escola de Formação Política Ronaldo Valença é Inaugurada em Janduís com grande participação!!!


A proposta da escola de formação política vinha sendo discutida pelo PDA Carnaúba/ Associação Santa Teresinha em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janduís, Centro Padre Pedro Neefs e Fórum dos Movimentos Populares de Janduís. Com a implantação da Escola o principal objetivo é capacitar jovens, mulheres, lideranças, trabalhadores e trabalhadoras, bem como os quadros institucionais, no campo da formação política, social, econômico e cultural para atuar na realidade local.
A Escola de Formação Política Ronaldo Valença foi inaugurada no dia 25 de setembro e teve como facilitadora Naide Fernandes, sendo realizado o seu primeiro módulo no dia 06 de novembro de 2009, com o tema: História econômica e política do Brasil e do Nordeste ministrado por Ana Morais da universidade do Estado do Rio Grande do Norte(UERN); ao todo são 08 módulos com temas de interesse da comunidade, o próximo está previsto para dezembro com tema: Movimentos Sociais, sindicais, associativistas e cooperativistas nas lutas pelo campo.

ADOLESCENTES DO PDA CARNAÚBA PARTICIPAM COM ENTUSIASMO I-ENCONTRO DE ADOLESCENTES.


O projeto de educação com parceria do projeto de Saúde realizou o I- Encontro de Adolescentes do PDA-Carnaúba na cidade de Messias Targino no dia 25 de setembro, o evento aconteceu na Escola Estadual Apolinária Jales e contou com a presença de adolescentes das cidades de Messias Targino e Janduís. Neste encontro foram abordados temas como sexualidade, DST, HIV – AIDS e Drogas, as oficinas foram ministradas por pessoas da equipe de Arte e Educação, Saúde e Agentes multiplicadores (todos adolescentes) do PDA Carnaúba. Na ocasião ao término do encontro foi realizado um cortejo cultural pelas ruas da cidade que contou com a presença dos grupos de teatro do PDA Carnaúba ‘’ Sonhando Artes ‘’ e ‘’Brincalhões da Arte’’ e ‘’ Comédias e Dramas’’ o qual fizeram três belíssimas apresentações arrancando risos, admiração e aplausos do público que ali estava.

O projeto de arte e educação realiza á II- Mostra de arte cultura Popular e Folclore.


A segunda amostra de arte e cultura Popular e Folclore do PDA-Carnaúba foi realizada com sucesso nos dias 26 á 28 de agosto na Casa de Cultura Popular Vapor das Artes. Com muitas apresentações dos grupos do PDA-Carnaúba e artistas de Janduis Com a grande estréia dos espetáculos: Boi de Reis (adaptação Ana Célia de Lima) do Grupo Comédias e Dramas, Animais tem Razão (adaptação: Regina Menezes) com o grupo Brincalhão da Arte, ainda Brincando de Verdade (texto: Júnior Santo) com o Grupo Sonhando Arte. Tivemos participação do Batulata com grupos de Messias e Janduis. Tivemos também exposições de artes plásticas e do setor de patrocínio do PDA-Carnaúba e a I-Feira de Leitura do Baú de Leitura. Também aconteceram grandes homenagens aos artistas, Patativa do Assaré e ao prof.Valdécio na noite do show musical o homenageado foi o grande cantor e compositor Luiz Gonzaga nessa noite contamos com a participação de músicos e grupos religiosos das igrejas local.